Antecipação de contas: como conseguir descontos e economizar

Parcelar uma compra ou realizar um empréstimo à longo prazo são ótimas opções para suavizar um pagamento e não impactar o seu orçamento mensal. Porém, o parcelamento irá implicar em juros e comprometimento de uma parte da sua renda todo mês.

Se você conseguiu economizar parte da sua renda e juntar um bom dinheiro, uma boa opção pode ser negociar um pagamento à vista, ou até mesmo antecipar o pagamento, conseguindo se livrar dos juros e até mesmo algum desconto.

Continue essa leitura e confira algumas dicas para antecipar contas e economizar!

Antecipação do IPVA e IPTU

O início do ano para os brasileiros é marcado por alguns gastos recorrentes. Os mais comun são o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), para quem possui carro, e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), para quem possui imóvel em área urbana. Eles são cobrados pelo Estado e pelo Município, respectivamente.

Ambos podem ser parcelados mas, existe também a possibilidade de antecipar o pagamento e obter descontos interessantes. Lembrando que, como o início do ano também é o período em que muitas pessoas recebem o 13º, usá-lo para conseguir essa vantagem pode ser uma ótima opção.

A antecipação e as condições de desconto de cada pagamento depende do órgão responsável pela cobrança. Por isso, confira no seu município ou estado se existe essa essa possibilidade, se cabe no seu orçamento e se vale a pena.

Quitação antecipada do empréstimo

Se você fez um empréstimo em alguma instituição financeira, também pode negociar o pagamento adiantado das parcelas e evitar os juros. Neste caso, o valor total pago será menor porque não haverá a cobrança dos juros futuros das mensalidades restantes.

Para realizar a quitação antecipada do empréstimo basta solicitar a instituição financeira em que o contrato foi realizado a emissão de um boleto com o valor das parcelas que faltam. Nesse documento também deve constar o desconto dos juros que seriam cobrados.

No casos de empréstimos consignados, por exemplo, o pagamento antecipado pode ser, inclusive, uma forma para liberar o limite de crédito e margem consignável. Assim, você pode até solicitar um novo valor para empréstimo.

Aumente seu score de crédito

Além de obter descontos com o pagamento adiantado, essa é uma forma de você mostrar que é um bom pagador e aumentar seu score de crédito. O score de crédito é uma ferramenta que as empresas têm para avaliar o risco de conceder crédito para um consumidor.

Ele é determinado por empresas como a Serasa Experian e a Boa Vista SCPC, e está atrelado ao CPF de cada consumidor. Logo, se você paga suas contas em dia, ou melhor, consegue pagá-las até antes do vencimento, seu score aumenta e você cria uma fama de bom pagador. Isso é fundamental para ter acesso ao crédito quando você precisar.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES QUE PODEM TE INTERESSAR