Aposentados e Pensionistas do INSS agora podem receber o benefício em conta-corrente

Em abril de 2020 o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma portaria permitindo que os segurados que recebem o benefício por cartão magnético, agora podem solicitar a transferência do pagamento para depósito em sua conta corrente.

Para saber melhor o porquê da mudança e como solicitar a sua, continue a leitura abaixo.

Por que a mudança?

O pagamento do benefício por meio do cartão magnético foi a melhor opção para evitar que pessoas que não possuem conta em bancos pudessem receber normalmente o benefício.

Porém, com o surgimento do novo Coronavírus, a recomendação das instituições de saúde é que as pessoas evitem circulação e aglomerações, incluindo as filas de bancos.

Por isso, quem possui conta corrente em qualquer banco pode solicitar o recebimento do seu benefício ou aposentadoria por ele, e de lá sacar ou movimentar o valor recebido.

Como solicitar?

Antes de solicitar a mudança, é importante saber: esta medida foi anunciada no dia 29 de abril, por isso, a função ainda está em fase de implantação. Assim que ela estiver disponível, vamos atualizar este texto com todos os detalhes.

Mas você já pode conferir este pequeno passo a passo como acessar o aplicativo ou site do meu INSS que, no momento, será a única forma de solicitar o recebimento pela conta corrente, já que as agências do INSS suspenderam o atendimento presencial.

  1. Entrando no Meu INSS

Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS com seu CPF e senha, e faça sua autenticação. Essa autenticação é a confirmação de alguns dados pessoais que permite identificar o usuário e evitar fraudes.

Se você nunca realizou o acesso digital, será preciso cadastrar uma senha para este acesso. Após criá-la, use seu CPF e esta senha para entrar no Meu INSS.

  1. Solicitando a mudança

Na tela inicial que irá carregar, selecione a opção “Agendamentos/solicitações”, e em seguida clicar na opção “Novo requerimento”.

A próxima tela irá mostrar todos os serviços disponíveis, basta procurar pela opção de mudança para conta corrente e inserir as informações sobre a conta bancária, quando solicitada.

A conta bancária informada precisa estar no mesmo nome do titular do benefício para garantir que o recebmento do valor. Não é permitido indicar conta de outra pessoas.

Vale lembrar ainda que, após a pandemia e a volta do atendimento normalmente nos bancos e agências do INSS, você pode continuar recebendo o benefício na sua conta corrente, se achar mais conveniente.

Não possui conta corrente?

Se você se interessou, mas ainda não possui sua conta corrente, saiba que é possível abrir a sua também pela internet. A Conta Corrente Santander tem tudo que você precisa, e você abre a sua pelo site, apenas com seu RG e o número do seu CPF.  Com ela você ainda participa do Programa de Relacionamento Santander Olé, podendo receber de volta parte das parcelas do seu Empréstimo Consignado com a Olé e ter muitos outros benefícios especiais.

Conheça a o programa completo aqui.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES QUE PODEM TE INTERESSAR