Como consultar meu benefício do INSS online?

Em um momento que a recomendação é que todos fiquem em suas casas, evitando aglomerações e a exposição ao novo coronavírus, a internet se torna uma grande aliada. Por ela podemos realizar compras, solicitar serviços básicos, consultar as notícias e até consultar seus dados, situação ou benefícios junto ao INSS.

Sim, existem mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS que podem ser consultados diretamente pelo celular ou computador, sem sair de casa!

Confira abaixo como acessá-los.

Pelo site Meu INSS

O site do Meu INSS pode ser acessado pelo seu computador ou pelo navegador de internet do telefone celular, clicando aqui ou digitando meu.inss.gov.br. Se você já realizou seu cadastro antes, basta clicar no botão “Entrar” e inserir seus dados.

Mas se for o seu primeiro acesso, é preciso se cadastrar e obter uma senha. Neste caso, clique em “Cadastrar senha”. Escolha uma senha segura e que só você saiba. Ela é pessoal e intransferível.

Após entrar com seus dados, você terá um painel com todos os serviços disponíveis.

Aplicativo Meu INSS

Outra opção de canal de atendimento digital é o aplicativo Meu INSS para celular ou tablet. Por ele você acompanha seus dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados, declaração de benefício e muito mais.

Pelo aplicativo também é possível encontrar uma Agência da Previdência Social mais perto de você e até solicitar agendamentos de Protocolo do Requerimento e de Perícia para obter algum serviço previdenciário e assistencial. Mas vale lembrar que, devido à atual pandemia, o atendimento presencial está temporariamente suspenso.

Você pode baixar o Meu INSS diretamente na loja de aplicativos do seu celular, ou clicando aqui para aparelhos com Android e aqui para iPhones. Para o cadastro, é preciso CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e naturalidade.

Central Telefônica do INSS

Caso não seja possível ou você não consiga fazer a consulta através do site ou aplicativo Meu INSS, você ainda pode solicitar atendimento por meio da Central Telefônica do INSS, no número 135.

A ligação é gratuita se for realizada a partir de um telefone fixo ou telefone público. Já para ligações por celulares, o custo é igual ao de uma ligação local. O atendimento está disponível de segunda a sábado, de 7h às 22h.

Para o atendimento por telefone, você também deve informar o número do CPF e confirmar algumas informações cadastrais que serão feitas pelo atendente. Elas são feitas para evitar fraudes e proteger os seus dados pessoais.

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