Consignado vale a pena sim! Entenda!

Sendo uma das linhas de crédito com melhor custo-benefício do mercado, o crédito consignado é ótima opção para quem precisa de um empréstimo. Entenda como o consignado funciona e confira as nossas dicas sobre essa linha de crédito para utilizá-la da melhor forma.

O que é o empréstimo consignado?

Antes de saber mais sobre todas as vantagens do crédito consignado, é necessário saber se você se enquadra em seus requisitos. O empréstimo consignado é concedido por entidades financeiras para: funcionários públicos, funcionários de empresas privadas, pensionistas e aposentados.

É, ainda, um tipo de empréstimo cujo pagamento é descontado diretamente do contracheque ou do benefício recebido pelo INSS. Como o desconto é automático, o empréstimo consignado é reconhecido por ser mais barato que as outras linhas de crédito, por haver menos riscos de inadimplência. Além disso, ele costuma ser mais rápido, pois exige menos burocracia.

Quando o empréstimo consignado vale a pena?

Por conta das suas taxas, o consignado vale a pena para quem teve um imprevisto e precisa de crédito, ou para investimentos com boa estimativa de retorno, como renovar o estoque do seu negócio ou mesmo abrir um. 

Mas lembre-se: o pagamento é descontado diretamente no seu benefício ou folha de pagamento. Se você acha que as parcelas impactarão a sua renda mensal, melhor buscar outra opção.

Quem tem nome sujo pode pedir empréstimo consignado?

Assim como em toda operação de empréstimo ou financiamento, o banco pode fazer análise de crédito do solicitante. Porém, no crédito consignado, por exemplo, há empréstimos disponíveis para negativados, pois não é feita consulta ao SPC e Serasa.

Pode ser uma ótima chance para quem quer limpar o nome com juros baixos.

Existe limite para o empréstimo consignado?

Sim, e é estabelecido na Lei 10.820/2013. O valor da parcela do consignado não pode ser superior a 35% do salário ou benefício do solicitante de crédito.  Então, digamos que o seu benefício corresponde a R$ 2.000,00. Então, a mensalidade máxima será limitada a R$ 700,00.

Quando não vale a pena o crédito consignado?

Assim como existem momentos interessantes para contratar um empréstimo consignado, há também situações não favoráveis. Para fazer um uso trivial do dinheiro, como compras do dia a dia, não é recomendável. Se a sua despesa mensal está acima do que você pode pagar, não busque empréstimos para cobri-la. A forma mais recomendada nesse caso é cortar gastos ou buscar alternativas para aumentar sua renda.

Agora que você sabe o que é e quando o consignado vale a pena, esperamos ter ajudado. E se você quer mais dicas como essa para planejar sua vida financeira, fique ligado no nosso blog.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES QUE PODEM TE INTERESSAR