O que você precisa saber sobre empréstimo pessoal

Se você está buscando algum tipo de empréstimo, é bastante provável que tenha se deparado com a opção do crédito pessoal. Mas, quais as características, vantagens e desvantagens dessa modalidade?

É o que vamos te responder neste texto. Confira!

O que é o empréstimo pessoal?

O crédito pessoal é um tipo de empréstimo oferecido por instituições financeiras, sendo geralmente uma das opções para quem precisa de dinheiro com alguma urgência, já que é uma modalidade de fácil acesso.

Mas é importante saber: após solicitar o valor, você passará por uma análise de crédito em banco de dados. Neste processo, a instituição irá verificar o seu histórico de pagamento e se você possui dívidas atrasadas.

Se for aprovado, o valor do empréstimo é depositado na conta corrente.

Vantagens do empréstimo pessoal

Agilidade na liberação do dinheiro

Como mencionado acima, se for aprovado, o crédito cai na sua conta em até um dia. Existem até mesmo alguns casos em que o banco já libera um valor pré-aprovado para os clientes, que pode ser solicitado por aplicativo, internet ou no caixa eletrônico.

É uma boa alternativa ao cheque especial

Se você tem conta em banco e paga todas as contas em dia, o empréstimo pessoal pode sair bem mais barato que usar seu limite de cheque especial, por exemplo. O cheque especial tem juros mais altos e diários, portanto, quanto maior o tempo que você usá-lo, maior será sua dívida com o banco.

Desvantagens do empréstimo pessoal

Juros altos

Pela facilidade de se conseguir um empréstimo pessoal, este tipo de crédito tem umas das taxas de juros mais altas do mercado. A média pode ser de até 7% ao mês, de acordo com o Banco Central do Brasil. Mas vale lembrar que esse número pode aumentar, dependendo da instituição que concede o empréstimo. Em algumas financeiras, eles podem passar de até 20% ao mês.

Se você busca pagar menos juros, a melhor opção é o empréstimo consignado, que tem as taxas mais baixas do mercado. Leia neste texto em nosso blog o que é quem pode contratar o crédito consignado.

Corra das financeiras

Como falamos anteriormente, as taxas cobradas pelo empréstimo geralmente são muito mais altas nas financeiras do que nos bancos. Para não correr esse risco, antes de fechar um empréstimo, solicite nas instituições que você escolheu o Custo Efetivo Total (CET), que mostrará todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo, e compare.

Se você já quiser começar esse processo, converse com a Olé e simule um empréstimo consignado. Você pode fazer tudo pelo nosso site, sem sair de casa.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES QUE PODEM TE INTERESSAR