Qual o melhor tipo de empréstimo para servidor público?

Você sabia que os servidores públicos são um dos segmentos de clientes que contam com diversas vantagens para fazer um empréstimo? Por terem um emprego estável e uma renda mensal garantida, os riscos são bem menores na hora de conceder um crédito. Algumas das vantagens são:

  • Taxas de juros mais baixas
  • Liberação mais rápida do dinheiro
  • Prazos melhores para pagar o empréstimo
  • Menos burocracia em relação aos papéis e a comprovação de renda

Mas elas não se aplicam a qualquer tipo de empréstimo. Por isso, é importante conhecer bem as melhores opções para não errar quando for contratar.

Confira abaixo a nossa análise.

Empréstimo consignado, o melhor

O empréstimo consignado é uma modalidade disponível para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos, onde as parcelas de pagamentos são descontadas diretamente na folha de pagamento.

Como esse desconto é automático, o banco tem a garantia do pagamento. Para o servidor público, também tem a vantagem de, mensalmente, não se preocupar com os boletos.

Essa praticidade e a certeza do pagamento é um dos motivos que fazem do consignado o tipo de empréstimo com os menores juros do mercado. Além disso, ele oferece um excelente prazo, podendo chegar a um máximo de até 96 meses, sempre com parcelas iguais.

Empréstimo com débito em conta

Se você não quer que o valor das parcelas seja retirado diretamente do seu salário e pretende pagar de outra forma, esse empréstimo é uma alternativa. Assim como o consignado, ele tem as parcelas descontadas mensalmente de forma automática, mas neste caso é feito na sua conta bancária.

É uma boa opção para quem tem, por exemplo, outra fonte de renda ou um negócio. Porém, para o banco, o risco é um pouco maior, uma vez que a conta pode estar sem dinheiro. Por isso, os juros são um pouco maiores e a burocracia também.

Além de comprovar sua renda, você deve apresentar um extrato bancário dos últimos 90 dias. Também é preciso se lembrar de sempre conferir se há dinheiro na conta, para evitar ficar inadimplente.

Outros tipos de empréstimos

É claro que os servidores públicos também podem optar por diversos outros tipos de crédito que estão disponíveis a qualquer cidadão. Podem entrar nesse grupo mais comum como empréstimo pessoal, cheque especial e cartão de crédito.

Mas vale lembrar que a política de crédito e as normas do contrato dependem de cada banco ou instituição que o oferece e, diferentemente das opções acima, possuem taxas de juros bem mais altas. Se você gostou deste texto, leia também Empréstimo ou financiamento: qual a melhor opção?

ALGUMAS PUBLICAÇÕES QUE PODEM TE INTERESSAR